PROJETOS
Home » Digivogui
Digivogui
Partilhe este projeto:
O DIGIVOGUI é um projeto Virtual Exchange co-financiado pela Comissão Europeia e Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Curltura. Ambicionamos com a sua implementação desenvolver competências pessoais e sociais nos jovens, dando-lhes as ferramentas necessárias para a participação cívica ativa e para a tomada de decisão relativamente ao seu futuro, informada e responsável.
Parceiros:
- Psientífica
- Bosnian Representative Association for Valuable Opportunities
- Schedia Stin Poli Kallitexniki Paidagogiki Omada
- Center Progress and Development
Assim, queremos empoderar os jovens para o alcance de melhores perspetivas a nível pessoal, social, educacional e profissional, baseando o nosso projeto em 3 pontos essenciais:
-
Desenvolvimento teórico, metodológico e conceptual que permita a intervenção de qualidade junto dos jovens, através do desenvolvimento de 2 manuais – Manual Teórico e Manual Prático DIGIVOGUI.
-
Planear, preparar e estruturar o treino para Youth Workers, para que os mesmos possam oferecer um trabalho de qualidade junto dos jovens na temática da orientação vocacional com base na ENF – através da criação do MOOC e treino para Youth Workers – em desenvolvimento ao longo do projeto;
-
Planeamento, preparação e estruturação de um MOOC Interativo para jovens para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais. Este curso será também testado ao longo do projeto.
Recorrendo a meios digitais e a ferramentas de educação não formal, estamos a planear um programa que trabalhará indicadores essenciais para o sucesso e realização pessoal, social, escolar e profissional: autoconhecimento, comunicação e relacionamento interpessoal, pensamento crítico e criatividade, gestão do tempo, resolução de problemas e gestão emocional, empreendedorismo, adaptabilidade e tomada de decisão (áreas de competências a explorar).
Problema: Falta de competências e falta de exploração/orientação vocacional individualizada
Necessidades:
a) Cooperar transnacionalmente para desenvolver respostas globais, ajustáveis aos diferentes contextos e realidades que lidam com o mesmo problema social;
b) Formar técnicos de juventude para que sejam capazes de dar respostas inclusivas, participativas e ajustadas aos jovens, que atuem sobre as causas do problema e erradiquem os seus efeitos;
c) Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens através de metodologias de educação não formal e dos meios digitais, garantindo que a intervenção responde efetivamente às necessidades, expectativas e potencialidades dos jovens.
Objetivos gerais:
a) Capacitar os jovens para promover a sua inclusão social e/ou profissional.
Específicos:
a) Promover a cooperação transnacional;
b) Promover o desenvolvimento profissional dos animadores de juventude
c) Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos jovens.
Grupos-alvo diretos:
a) Jovens entre os 13 e os 30 anos de idade;
b) Animadores de juventude (que serão os elementos responsáveis pela implementação do projeto junto dos jovens).
Reunião de início oficial do projeto
-
Realizada em Águeda, Portugal de 6 a 7 de Fevereiro de 2023
-
Organização responsável pela logística e acolhimento: Psientífica
Esta reunião deteve o principal objetivo de dar a conhecer aos parceiros o plano estratégico a executar durante a implementação do projeto e definição de passos a traçar para o cumprimento de objetivos.
União Europeia
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são, no entanto, da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente as da União Europeia ou da Agência Europeia para a Educação e a Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a Agência Europeia para a Educação e a Cultura podem ser responsabilizadas por elas.