Projetos finalizados

2022

CYC: Creative Youth City

O Creative Youth City” (CYC), pretende transformar as cidades num espaço de partilha, capacitação, experimentação e construção através da criatividade.

2021-2022

STEP1: The Rigth step to be a volunteer

O STEP 1 trata-se de uma parceria estratégica de partilha de boas práticas no âmbito da intervenção junto de jovens, com o propósito de consolidar, partilhar e disseminar boas práticas em projetos de voluntariado.

2021-2022

Acreditação a 7 anos 2021/2022

A acreditação a 7 anos foi concebida à Psientífica em 2021 e prevê a realização de diversas atividades, ao longo de 7 anos, no âmbito da ação-chave 1.

2021-2022

EMOACTION In and Inner

O emoaction in and inner tem o intuito de promover a inclusão social, pessoal e emocional dos jovens através do desenvolvimento de competências chave e da inteligência emocional e intercultural.

2021-2022

EVÁ: European Volunteers in Águeda (1ªRonda)

O projeto EVÁ – European Volunteers in Àgueda é um projeto de parcerias de voluntariado europeu desenvolvido no Centro de Juventude de Águeda. Esta página refere-se ao projeto 2021-1-PT02-ESC51-VTJ-000037474 e 2021-2 -PT02-ESC51-VTJ-000044800).

2021-2022

JOB(S)olidarity 2.0

O projeto JOB(S)olidarity parte de uma experiência enriquecedora, amplamente positiva e indicada como Boa Prática pela própria Agência Nacional Juventude em Ação (AN) à SALTO – o projeto JOB(S)olidarity (2018-1-PT02-ESC21-005628).

2022-2023

Innovate Now

O projeto Innovate NOW é um KA2 que pretende capacitar os jovens no empreendedorismo, promovendo o seu envolvimento, resultando numa maior predisposição para a participação cívica e proatividade.

2022-2023

INCUBA JÁ

A Incuba JÁ visa através de uma intervenção baseada em Educação Não Formal, a intervenção preventiva e facilitação da transição para o mercado de trabalho pelos jovens de modo a garantir a igualdade de oportunidades e desenvolvimento de todas as potencialidades pessoais, sociais e profissionais dos jovens.

2021

EEA Grants: Cooperation Strengthening

O Cooperation Strengthening pretende potenciar a cooperação e a partilha de boas práticas e conhecimentos entre ONG portuguesas e os países financiadores.

2021

Together Against Minorities Exclusion

O Together Against Minorities Exclusion é um intercâmbio que decorreu em 2021 com o propósito de capacitar os jovens com competências essenciais para promover a transformação das realidades sociais mais vulneráveis e uma atuação mais efetiva junto das minorias étnicas, migrantes ou refugiados, através da disponibilização desta oportunidade de aprendizagem;

2021

Sustainable Development Goals LABS

O sustainable developement goals labs é um projeto de educação, capacitação e formação de adultos, com baixos níveis de competências, articulando o tema da responsabilidade social perante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

2021

GOOD PRACTICES ON YOUTH: SEMINAR

O GPOY (Good Practices on Youth) pretende pomover o debate, partilha de experiências, know-how assim como, a reflexão e compilação de boas práticas que visem a resolução de problemas da juventude entre organizações e YW especializados na gestão e implementação de projetos sociais e de voluntariado;

2021

JUVENTUDE 19.27

O projeto Juventude 19.27 é um projeto Erasmus+ Juventude em Ação – KA3 – Apoio à reforma das
políticas – Diálogo entre os jovens e os decisores políticos, no qual a Fundação Bracara Augusta de
Braga é nossa parceira.

2021

YOUTHLAND 19.27

O Youthland 19.27 tem o objetivo de partilhar e disseminar as práticas realizadas nos países europeus para que se consiga identificar e definir quais as melhores e/ou mais ajustadas na resposta aos problemas e necessidades dos jovens.

2021

Youth Intercultural Inclusion

O Youth Intercultural Inclusionpretendeu capacitar os YW (via educação não formal – ENF) com competências essenciais para estarem aptos a promover a transformação das realidades sociais mais vulneráveis e uma atuação mais efetiva junto das minorias étnicas, migrantes ou refugiados;

2020-2021

VOLUNTEER(S)olidarity 2020 – 2021

O projeto VOLUNTEER(S)olidarity é um projeto de parcerias de voluntariado europeu desenvolvido no Centro de Juventude de Águeda e que conta com duas fases de mobilidade de voluntários.

2020

VALUE(S)olidarity

O VALUE(S)olidarity veio dar continuidade ao trabalho iniciado com o projeto Grandpa Tell me More! (Boa Prática 2018), levando a intervenção a um grupo mais alargado de idosos, através de parcerias com doze lares e centros de dia do concelho de Águeda.

2020

YOUTH 19.27

O youth 19.27 pretende estimular momentos de reflexão, de partilha, de debate e de discussão por forma a conceber, definir e implementar novas estratégias de juventude que gerem, eficazmente e eficientemente, impactos sociais nos jovens.

2019-2020

VOLUNTEER(S)olidarity 2019 – 2020

O projeto VOLUNTEER(S)olidarity é um projeto de parcerias de voluntariado europeu desenvolvido no Centro de Juventude de Águeda e que conta com duas fases de mobilidade de voluntários.

2019

JOB(S)olidarity

O Job(s)olidarity é um projeto do Corpo Europeu de Solidariedade cujo objetivo é desenvolver atividades de informação, de consciencialização e de formação dos jovens com menos oportunidades com vista à adesão dos mesmos às oportunidades europeias.

2019

VolunteersPoint2.0

O VolunteersPoint é o segundo projeto de Serviço Voluntário Europeu que a Psientífica desenvolveu.

2018

Together for Diversity

Com vista ao desenvolvimento social e pessoal, o objetivo deste projeto foi promover um intercâmbio para que os jovens com menos oportunidades possam viver experiências e adquirir novas competências e aprendizagens com base em metodologias de educação não formal.

2018

Open Your Arms

Open Your Arms é um projeto apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

2017

Volunteers Point

O VolunteersPoint é o segundo projeto de Serviço Voluntário Europeu que a Psientífica desenvolveu.

2016

EUCulture @ Águeda

O EUCulture@Águeda é um projeto de Serviço Voluntário Europeu, apoiado e financiado pelo programa Erasmus+.

2016

Grandpa Tell me More

O Grandpa Tell me More foi um projeto apoiado e financiado pelo programa Erasmus+ e foi desenvolvido por quatro organizações, sendo elas a Psientífica (Portugal), AR Vocational Education and Training Ltd (Reino Unido), Ilmiofuturo (Itália) e Asociacija Apkabink Europa (Lituânia).

2015

Europe The Big Picture

Europe The Big Picture é um projeto de mobilidade para a juventude que foi desenvolvido por 5 meses em parceria entre associações de Portugal (Psientífica- Associação para Promoção e Desenvolvimento Social), Itália (Associazone Universitaria koine Onlus), Lituânia (Young Beats of Lithuania), Turquia (AYDANS), Polônia (Fórum Polaco de Jovens Diplomáticos e InnoPro) e (Support 4 Youth Development e EDELVAIS).

2015

MovEUrope

O MovEUrope é um projeto de mobilidade de jovens desenvolvido em parceria entre as associações de Portugal (Psientífica – Associação para Promoção e Desenvolvimento Social), da Bulgária (Initsiativa Regional Youth Council) e da Itália (Ambiente Sociale).

2014

VOGUI

Pretende-se então com o VOGUI implementar uma dinâmica inovadora de orientação vocacional com base em atividades de educação não formal e experimentação prática de profissões.

2014

Quest4Action

Os jovens de Itália e Portugal prepararam uma ação contextualizada nas suas comunidades locais para promover a sua melhoria e fazer com que a juventude perceba que eles também podem fazer uma mudança e a sua pode ser ouvida no processo de mudança social e cultural.

2013

YouVoice

A Psientífica decidiu conceber um projeto que designou de YOUVOICE para dar voz aos jovens dentro da sua comunidade.

2012

EUSomos

O projeto EUSomos apela ao papel dos próprios jovens na Europa e ao sentido de pertença à mesma.

2011

Act In & Out 2.0 – Traditional Edition

Este projecto é uma iniciativa transnacional e teve como principal objectivo desenvolver as competências socioculturais dos participantes das três comunidades envolvidas (Águeda – Portugal, Stara Zagora – Bulgária, Gaziantep – Turquia), aproximando-os e sensibilizando-os para o diálogo intercultural e para a aceitação do outro através da educação não-formal.

2010

Ambient@R-TE

Esta Iniciativa Juvenil teve lugar em Águeda, Portugal e durou 12 meses, envolvendo cerca de 70 jovens participantes (11-30 anos).
Os seus temas são a Participação Juvenil, Responsabilidade Ambiental e Civil e Artes.

2009

Programa Anual Juvenil | 2009

Durante o ano de 2009, a Psientífica comprometeu-se a sensibilizar os jovens para a temática da Criatividade e Inovação – tema da União Europeia para 2009.

2009

Act In & Out: Inclusive Outdoor Activities

Este projecto surgiu durante o Get in Net em Malta no ano de 2008, no qual, após formação relativa à coordenação de Iniciativas Juvenis Transnacionais, propusemos a jovens da Bulgária e Turquia, o desenvolvimento de uma iniciativa conjunta transnacional que almejasse o desenvolvimento da identidade europeia e a promoção de hábitos de vida saudáveis.

2009

Playing off a Picture says a Thousand Words

Alguns jovens da Psientífica participaram neste intercâmbio juvenil na Turquia que teve como objectivo desenvolver o diálogo intercultural e o respeito pela diversidade através de workshops e actividades que envolvessem a fotografia enquanto linguagem universal de entendimento.

2008

Get In Net – Curso Internacional para a Gestão de Projectos Juvenis Transnacionais

Neste curso promovido pelo programa europeu Juventude em Acção, um jovem da Psientífica recebeu formação em gestão de projectos juvenis transnacionais – concepção, concretização e avaliação –  através de workshops, apresentação de trabalhos e discussão com jovens de diferentes países (Malta, Itália, Turquia, Holanda, Polónia, Bulgária) sobre as necessidades das suas comunidades e como contribuir para satisfazê-las.

2007

Programa Anual Juvenil | 2007

Durante o ano de 2007, a Psientífica definiu como objectivo principal o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos jovens da comunidade.

2006

Programa Anual Juvenil | 2006

No ano de 2006, a Psientífica procedeu ao desenvolvimento de diversas actividades que almejaram promover o interesse dos jovens por diversas áreas (desporto, expressões, música, leitura, ambiente) e a sensibilização da comunidade para o desenvolvimento da inteligência emocional no contexto social familiar.

2006

As Origens da Nossa Terra

4 jovens dinamizaram actividades lúdico-desportivas, torneios e jogos tradicionais com crianças e jovens até aos 15 anos, adquirindo assim competências organizativas, responsabilidade e espírito empreendedor na área social.

2006

Igualdade nas Diferenças

Realização de um estudo de caracterização socioeconómica de Aguada de Cima e Aguada de Baixo, tendo em vista a compreensão sistémica dos tipos de família, as suas potencialidades e dificuldades. Através do relatório com os resultados do estudo, realizou-se o diagnóstico das necessidades de formação e foram feitas propostas de formas de intervenção.