PROJETOS
Home » Together Against Minorities Exclusion
Together Against Minorities Exclusion
Partilhe este projeto:
Nos últimos anos, temos observado a deriva de muitas democracias europeias para a adoção de comportamentos nacionalistas, de fechamento de fronteiras e de hostilidade contra minorias étnicas, migrantes ou refugiados. O aumento de atitudes agressivas de intolerância e discriminação para com estes indivíduos provoca-lhes dificuldades acrescidas no seu processo de inclusão social, que por si só já é bastante árduo, devido ao facto de se terem de adaptar uma cultura completamente diferente da sua.
O problema social é a dificuldade de inclusão social enfrentada pelos migrantes, refugiados ou minorias étnicas, provocadas pelo enorme preconceito e desinformação que existe perante estes grupos.
Os objetivos gerais são:
- Capacitar os jovens com competências essenciais para promover a transformação das realidades sociais mais vulneráveis e uma atuação mais efetiva junto das minorias étnicas, migrantes ou refugiados, através da disponibilização desta oportunidade de aprendizagem;
- Sensibilizar os jovens e a sociedade para os problemas e os processos de exclusão social enfrentados pelos migrantes, refugiados ou minorias étnicas, de modo a reduzir o preconceito e a discriminação que existe perante estes;
- Promover a inclusão social das minorias étnicas, refugiados ou migrantes, através da difusão dos valores da diversidade, interculturalidade e tolerância por toda a sociedade;
- Promover o diálogo intercultural, a cooperação entre organizações europeias e a participação dos jovens com menos oportunidades na sociedade.
REUNIÃO DE PLANEAMENTO AVANÇADA
A APV foi realizada em regime online, através do zoom, e contou com a presença de 14 participantes, 7 líderes de equipa e 7 participantes. Neste encontro, os jovens estiveram envolvidos no projeto e no próprio intercâmbio de jovens, uma vez que dividiram tarefas e assumiram responsabilidades em relação às atividades principais do intercâmbio.
SESSÕES PREPARATÓRIAS
As sessões preparatórias, realizadas em cada país parceiro, tiveram como principal objetivo promover uma relação mais próxima entre os participantes e garantir que eles estejam preparados para a atividade de mobilidade, de forma a extrair ao máximo os benefícios com a mesma. Para além disto, esta atividade proporcionou um maior envolvimento e promoveu a proatividade dos participantes, pois permitiu que os mesmos fizessem parte do processo de tomada de decisões ao nível da conceção, planeamento e preparação do seminário. A facilitação destas sessões é assegurada pelos mentores, que detêm de experiência prática sobre os temas abordadas: programa Erasmus+, Educação Não Formal, diálogo intercultural e Youthpass.
INTERCÂMBIO DE JOVENS
Estiveram presentes no intercâmbio 47 jovens provenientes de Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia, Grécia e Roménia. Este projeto pretende sensibilizá-los para a dificuldade de inclusão social enfrentada pelos migrantes, refugiados ou minorias étnicas, provocadas pelo enorme preconceito e desinformação que existe perante estes grupos e para a urgência de promover a diversidade, a interculturalidade e a tolerância como os valores fundamentais que necessitam de ser adotados para tornar a Europa um lugar verdadeiramente inclusivo, onde todos têm lugar.
AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO
A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa “Juventude em Ação”. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN Erasmus+ Juventude em Ação apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.
A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apoia o projeto Together Against Minorities Exclusion.