O EUCulture@Águeda é um projeto de Serviço Voluntário Europeu, apoiado e financiado pelo programa Erasmus+.
Em parceria com quatro organizações, a Associacion Building Bridges (Espanha), YouNet (Itália), Piaskowy Smok (Polónia) e a Kulturlife (Alemanha), a Psientífica recebe em Águeda quatro jovens de cada uma delas.
De setembro de 2016 a Agosto de 2017, a Belén, a Selina, o Szymon e o Marco estão em Águeda a promover o diálogo intercultural e a tolerância na comunidade de Águeda, através de atividades nas escolas e em associações concelhias.
Voluntários
Nome | Maria Belén Chalá Mejía
Data de Nascimento | 17 / 05 / 1986
País | Espanha
Maria Belén Chalá Mejía tem 30 anos e nasceu no Equador, na cidade de Quito, porém vive nas Canárias há 12 anos.
Fez um curso superior em Audivisuais e atualmente estuda Direito.
Gosta de fotografia, futebol, arquitetura, ouvir música e andar na sua bicicleta descobrindo novos lugares.
Gosta muito de comida, de viver no campo e também na cidade.
É uma pessoa curiosa e aberta a novas experiências.
Nome | Marco di Cuia
Data de Nascimento | 24 / 03 / 1987
País | Itália
Marco Di Cuia tem 30 anos e nasceu na Acquaviva delle Fonti.
Cresceu em Matera e agora vive em Bolonha onde se licenciou em Sociologia em 2013.
Os seus interesses são a política social e saúde, áreas onde gostaria de trabalhar.
O basquete e o futebol são os seus desportos preferidos e também gosta de cozinhar.
Nome | Selina Strunz
Idade | 31 / 05 / 1997
País | Alemanha
A Selina vem de Munique, Alemanha, e terminou no final do ano lectivo de 2016 o ensino secundário, tendo logo em setembro integrado este projeto de Serviço Voluntário Europeu.
É seu desejo prosseguir com os seus estudos quando regressar à Alemanha.
Gosta de conhecer novas pessoas e com diferentes visões e perspectivas.
Gosta de comida e café, música, natureza e pores do sol.
Nome | Szymon Stepniak
Idade | 22
País | Polónia
Licenciatura em História da Arte. Szymon é um jovem bastante criativo que demonstra interesse em interagir com diferentes grupos-alvo, tendo bastante interesse na área social e ativismo. A fotografia e a viagem são dois dos seus hobbies.
Culture@Águeda
No contexto dos Clubes Europeus das 6 escolas de 3º ciclo do concelho de Águeda – jovens entre os 13 e os 17 anos -, os voluntários em pares realizam semanalmente atividades baseadas em metodologias da educação não-formal.
Esta atividade é o cerne deste projeto, pois permitirá aos jovens aguedenses assumir uma postura de maior abertura e tolerância em relação ao diálogo intercultural.
A dinamização de atividades em Águeda pelos voluntários – no interior das escolas, em parceria com organizações locais e no âmbito da celebração da Semana Europeia da Juventude, permitiu atingir os seguintes objetivos:
- Beneficiar o maior número possível de jovens, dando-lhes a oportunidade de contactar com as culturas da Europa num espaço que já frequentam;
- Demonstrar o valor da ENF e sensibilizar diversos atores educativos para como esta se pode assumir como uma aliada de peso da educação formal no desenvolvimento de competências.
Intercultural Media
Semanalmente, os voluntários dinamizam as redes sociais com conteúdos relacionados com as sessões Culture@Águeda e com a importância da tolerância no diálogo intercultural. Os voluntários estão responsáveis por uma página do projeto onde publicam momentaneamente as atividades que vão realizando.
Ideas Lab
Os voluntários terão acompanhamento técnico semanal para o desenvolvimento de competências de empreendedorismo e aquisição de competências relacionadas com a transformação de necessidades em ideias e ações.
O Ideas Lab permite que eles tenham acompanhamento técnico para o desenvolvimento de habilidades de empreendedorismo e aquisição de habilidades relacionadas à transformação de necessidades em idéias e ações. Os voluntários, para além destas sessões de tutoria, puderam contar com o suporte do «Ideas Lab: Guidelines» que se encontra abaixo para download e uso gratuitos.
No âmbito deste sistema de tutoria, os 4 jovens implementaram 3 projetos distintos:
– Tapas Connection: Selina implementou uma tarde de convívio e partilha que permitiu aos Aguedenses partilharem dotes gastronómicos e desenvolverem em conjunto um workshop de decoração de jarros e sacos de pano, dando assim início a Primavera.
– Estados de Liberdade: Szymon promoveu uma exposição de obras de arte de jovens artistas na Fundação Dionísio e Alice Pinheiro, fruto de um trabalho reflexivo sobre o conceito de Liberdade na atualidade.
– OYA – Open Your Arms: Belén e Marco, em diálogo com um grupo de jovens de Águeda, conceberam uma candidatura para um intercâmbio de jovens subordinado ao tema da inclusão e ação jovem no âmbito do Erasmus+. O projeto foi aprovado pela Agência Nacional Portuguesa e será implementado em 2018, contando com a presença de 30 jovens de Portugal, Itália e Espanha.
O EUCulture@Águeda é um projeto de Serviço Voluntário Europeu.
Apoio e financiamento: Erasmus+
Parcerias: Associacion Building Bridges (Espanha), YouNet (Itália), Piaskowy Smok (Polónia) e a Kulturlife (Alemanha)
Duração do projeto: setembro de 2016 a Agosto de 2017