PROJETOS
Home » EVÁ: European Volunteers in Águeda (3.º Grupo)
EVÁ: European Volunteers in Águeda (3.º Grupo)
Partilhe este projeto:
O projeto EVÁ – European Volunteers in Àgueda é um projeto de parcerias de voluntariado europeu desenvolvido no Centro de Juventude de Águeda. Esta página refere-se ao projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080440.
A mobilidade individual é de 180 dias e decorreu durante o ano de 2023
O consórcio é constituído por:
- Service volontaire international – solidarites jeunesse vietnam – Bélgica
- Volonterski centar skopje – Macedónia do Norte
- Kreisjugendwerk der awo karlsruhe-stadt – Alemanha
- Younet aps- Itália
- Association cubic-cultur & bildung im context – Aústria
- The association of estonian open youth centers – Estónia
NECESSIDADES
- Impulsionar o envolvimento, a ligação e a capacitação dos jovens na esfera social, cívica e democrática, de modo a promover a sua inclusão social através de atividades de voluntariado;
- Promover as oportunidades de voluntariado para a capacitação e desenvolvimento pleno dos jovens, mediante o reconhecimento dos seus interesses e ambições;
- Sensibilizar e disseminar as estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude, coresponsabilizando cada um na consolidação de uma comunidade europeia fortalecida.
OS VOLUNTÁRIOS
Anouk Linda De Mol
A Anouk tem 27 anos e é de Bruxelas, na Bélgica 🇧🇪. Antes de vir para Portugal, trabalhava como terapeuta da fala.
Ela está entusiasmada por passar os próximos 6 meses em Águeda, visitar Portugal e desfrutar do bom tempo.
No seu tempo livre, gosta de desenhar, fazer algumas atividades físicas ou aprender coisas novas. Através desta experiência, ela espera conhecer novas pessoas, aprender um pouco de português e criar grandes memórias.
Vanessza Zrinyi
A Vanessza é de uma aldeia muito pequena, situada na zona rural de Hungria, tem 23 anos e veio cheia de positividade
Estudou Economia de Negócios Internacionais na universidade, mas não gostou, por isso, decidiu fazer uma mudança e mudar-se para Lituânia e Turquia durante algum tempo. Veio para Portugal para experimentar o máximo de coisas novas possíveis!
Durante o seu período de voluntariado espera conhecer mais sobre os portugueses, sobre Portugal e aprender a bonita língua portuguesa.
Andrijana Smiljkovska
Esta é Andrijana, apaixonada por línguas, culturas, e viagens. Estudou línguas românicas na Universidade de Skopje e decidiu continuar a sua aventura de aprendizagem de línguas em França graças ao Erasmus.
Nascida na Macedónia, viveu também em duas cidades francesas e está super entusiasmada por explorar a vida em Portugal. Adora livros, gatos, chocolate, e o mar.
A sua citação motivacional favorita: “Já não aceito as coisas que não posso mudar. Estou a mudar as coisas que não posso aceitar” da Angela Davis. O seu prazer desconhecido é música reggae finlandesa.
Ella Schellenberg-Weigel
A Ella voltou a juntar-se ao CJA na nova ronda de voluntariado, agora de longa duração.
A Ella, que tem 19 anos, vem da Alemanha 🇩🇪 e passou o último ano a fazer voluntariado no seu país e está muito animada com a mudança para Portugal e com as oportunidades que isso lhe trará.
Ela adora conhecer, aprender e experienciar situações novas. A Ella mal pode esperar por começar esta jornada!
Alessandro Carfora
O Alessandro adora números primos, matemática e outras ciências. Nos próximos 10 anos vê-se em Portugal a trabalhar como cientista.
É de San Salvatore Telesino, uma pequena cidade localizada no sul de Itália, onde teve a oportunidade de fazer voluntariado e brincar com crianças, no ano passado.
Humildade é seu valor mais importante.
Sonha em aprender com os jovens a planear e a melhorar o futuro.
Theresa Rauth
A Theresa tem 24 anos e vem de uma pequena aldeia nas montanhas da Áustria. Na sua cidade natal, trabalhou como professora primária num jardim-de-infância. A tempo parcial, fez a formação para se tornar professora primária inclusiva para crianças com necessidades especiais.
Passar tempo na natureza dá-lhe sempre muita energia e ela gosta de ser criativa de diferentes formas.
A citação pela qual se rege é “confie no timing da sua vida” porque a ajuda a aceitar o que está a acontecer em vez de tentar mudá-lo.
Ela está muito entusiasmada com esta nova experiência.
Victoria Jürgenson
Victoria, uma jovem da Estónia de 20 anos em busca de autodescoberta e de novas experiências.
Depois de estudar enfermagem decidiu seguir um caminho diferente, ansiosa por se encontrar a si própria.
Gosta de ouvir música nos seus tempos livres. A Victoria está muito entusiasmada por explorar Portugal, aproveitar o tempo solarengo e aprender a cultura e a língua locais, e está interessada em estabelecer contactos com as pessoas.
Há vários anos que a Victoria se dedica a tocar piano o que se tornou uma parte importante da sua vida. Com entusiasmo e determinação, está pronta para embarcar na sua viagem, abraçando as inúmeras possibilidades que lhe esperam.
- Desenvolvimento de ações e atividades de voluntariado com foco na inclusão social dos jovens, na capacitação e na participação social, cívica e democrática;
- Capacitação dos jovens voluntários através do desenvolvimento de competências e experiências múltiplas, ajustadas e apelativas;
- Sensibilização e disseminação das estratégias e prioridades europeias no âmbito da juventude.
RESUMO DO PROJETO
No decorrer do projeto foi cumprida a principal atividade, a Mobilidade Individual:
Mobilidade Individual – Os voluntários promoveram solidariedade, inclusão, tolerância e interculturalidade, através de atividades de nas escolas do municípios, nas atividades do CJA e em instituições ao nível de disseminação de oportunidades na área da juventude e atividades de promoção de solidariedade e interculturalidade para a comunidade, com foco em jovens, mas com outros targets incluídos, como crianças, idosos e animais; Os voluntários participaram também em sessões de mentoria reforçada, apoio técnico com reunião semanal, reflexão individual e em grupo, e envolvimento no processo de tomada de decisão; atividades de monitorização e avaliação do projeto; apoio linguístico online (OLS) e presencial com uma professora, desenvolvimento de atividades nos stakeholders, workshops para desenvolvimento de competências e conhecimento de programas como Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade (CES).
FORMAÇÃO À CHEGADA
As atividades iniciais de team building tiveram o intuito de o grupo se conhecer e fortalecer o espírito de equipa, motivar para o projeto, conhecer a instituição e o contexto, trabalhar a coesão de grupo, as expectativas e o bem-estar dos voluntários, direitos e deveres. Este tipo de atividades permitiu aprofundar as relações sociais e o conhecimento pessoal através de metodologias de educação não-formal para trabalhar a inteligência emocional dos voluntários.
Este tipo de atividades permitiu aprofundar as relações sociais e o conhecimento pessoal através de metodologias de educação não-formal para trabalhar a inteligência emocional dos voluntários. Estas atividades foram desenhadas e implementadas pelos voluntários de um projeto que estava a decorrer ao mesmo tempo, sob supervisão.
Os voluntários participaram ainda no On Arrival da Agência Nacional Erasmus Juventude/Desporto e CES.
APOIO LINGUÍSTICO, MENTORIA E SUPERVISÃO TÉCNICA
Os voluntários aprendem a Língua Portuguesa através do Online Linguistic Support (OLS) e com uma professora de português para estrangeiros. Os voluntários têm encontros constantes com os seus mentores e, uma vez por mês, os voluntários têm a mentoria reforçada, na qual partilham expectativas, gerem o seu mundo interno e fazem dinâmicas de promoção da coesão de grupo e do bem-estar emocional. A supervisão técnica capacita o desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades e todas as semanas há um momento privilegiado de reflexão e integração de informação para promover o crescimento dos voluntários em termos pessoais e sociais.
WORKSHOPS DE LÍNGUAS
Os voluntários oferecem à comunidade semanalmente, workshops de inglês para nível iniciante e avançado. Os workshops são gratuitos, tendo por objetivo promover a interculturalidade e aumentar as competências linguísticas da população de Águeda. Contam com mais de 20 participantes por sessão.
SCHOOL OF LIFE
Encontros online com idosos institucionalizados que promovem a interculturalidade e a intergeracionalidade. Os voluntários encontram-se semanalmente com a AFA –Associação Fermentelense de Assistência a Crianças e Pessoas de Terceira Idade e mensalmente com o Jardim Social de Travassô onde partilham experiências de vida, pedem conselhos e dicas, discutem temas correntes, entre outros temas com os idosos.
APOIO NOS PROJETOS
Os voluntários têm auxiliado os gestores de projeto da Psientífica e do Centro de Juventude de Águeda no planeamento e implementação dos projetos Erasmus + (Ka1 estratégico,SDG Labs, Active Youth, Innovate NOW, In a Nutshell e DIGIVOGUI) e Portugal Inovação Social (INCUBA JÁ). Sendo preparados para a dinamização de atividades com diversos públicos alvo, com base em Educação Não Formal.
MUNDIAL DE MOTOCROSS
O Águeda Action Club – ACTIB convidou os voluntários a estarem presentes a auxiliaram na preparação para o Mundial de Motocross, no Crossódromo Internacional de Águeda.
APOIO À D’ORFEU
Os voluntários auxiliaram na preparação e implementação de alguns eventos, como a Outonalidades e Festival i!, realizados pela d’Orfeu.
SESSÕES NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO
Sessões nas várias escolas para promover a solidariedade e interculturalidade, disseminação do programa Erasmus+ e CES, e outros tópicos que os professores acharem pertinentes (como a promoção de competências de empreendedorismo, apelo à inclusão, dinamização da feira das profissões, consciencialização para os ODS, etc).
ÁGUEDA LIVING LAB
O ALL é um espaço aberto à comunidade para o encontro de ideias, experiências, conhecimento, criatividade e inovação, onde se organizam workshops e outras iniciativas demonstradoras de tecnologia, com o objetivo de estimular uma perspetiva de real exploração e experimentação. É igualmente um espaço dedicado ao desenvolvimento de soluções interativas e inovadoras, orientadas para a comunidade. No Águeda Living Lab, os voluntários aprenderam sobre robótica, impressão e modelação 3D e acompanharam jovens nas suas atividades tecnológicas.
PARCERIA COM CABEÇO SANTO
Semanalmente os voluntários vão auxiliar a Associação Cabeço Santo – Recuperação Ecológica e Paisagística que se à recuperação de áreas ecologicamente degradadas pela exploração florestal desadequada de espécies exóticas e pela expansão de espécies invasoras, promovendo o valor ecológico e paisagístico dessas áreas através da recuperação e da instalação de espécies da flora autóctone e da remoção de espécies exóticas.
PARCERIA COM A BELA VISTA
A partir de Janeiro de 2023, semanalmente os voluntários colaboraram 5 atelieres com as crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da instituição. Durante os mesmos, detiveram a oportunidade de mostrar a crianças com idades compreendidas entre os 4 e 10 anos a culinária do seu pais, música e dança tradicional e ainda trabalhar com as mesmas histórias educativas através da Educação Não Formal.
PROJETOS PESSOAIS
As voluntárias Anouk e Andrijana criaram o seu projeto pessoal de Language Exchanges, reunindo em diferentes cafés da região jovens com diferentes nacionalidades e promovendo a troca de idiomas em ambiente multicultural. Participaram mais de 10 jovens em cada sessão.
A voluntária Vanessza deu aso, semanalmente no parque do alto da vila a aulas de zumba gratuitas para a comunidade, compreendendo um total de 7 participantes por sessão.
FORMAÇÕES
Além do acompanhamento assíduo em termos de capacitação para o planeamento, implementação e avaliação de atividades, ao longo do projeto foi providenciada aos voluntários formação sobre:
- Erasmus+ Juventude em Ação
- Corpo Europeu de Solidariedade
- Escrita de projetos
- Planificação de atividades
- Educação formal, não-formal e informal
- História de Portugal
- Construção de Planos de Sessão
- Robótica, impressão e modelação 3D
- Workshop sobre edição de vídeo
- Youthpass e Key Competences
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- Youth Goals
CORPO EUROPEU DE SOLIDARIEDADE
O Corpo Europeu de Solidariedade(CES) é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos. Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia. Todos os jovens participantes no projeto pertencem ao CES.
O EVÁ é apoiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade.
AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ JUVENTUDE/DESPORTO E CES
A Agência Nacional (AN) Erasmus+ Juventude/Desporto e CES é a estrutura de missão que pretende assegurar a gestão, em Portugal, do Programa Erasmus+ nos domínios da juventude e do desporto, bem como assegurar a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa Erasmus+. Coordena ainda a rede de informação Eurodesk em Portugal. A AN apoia Intercâmbios de Jovens, Voluntariado Europeu, Formação Internacional, Parcerias Estratégicas e eventos de Diálogo Estruturado. Presta apoio e informação na dimensão do Desporto e ao Corpo Europeu de Solidariedade do Erasmus+.
A Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e CES financia o projeto EVÁ.